atualizado
PDF
Imprimir
E-mail
07
Ago
Como manter o foco mesmo trabalhando em casa.

Disciplina e organização são palavras de ordem para quem adota o home office. Especialistas dão dicas de como não perder eficiência - Por Camila Pati
Cada vez mais as empresas liberam seus funcionários para adotar o sistema home office. Uma pesquisa elaborada pela consultoria Hays, por exemplo, indica que essa já uma realidade para 30% das empresas.
Qualidade de vida e a preocupação em manter talentos no quadro de funcionários, são os motivos apontados para a adoção do trabalho em casa.

trabalhar_em_casa

Mas, mesmo longe da empresa, a cobrança por resultados ainda é a mesma. Portanto, confira dicas de especialistas consultados por EXAME.com para tornar o trabalho mais eficiente mesmo sem pôr os pés na empresa:

1. Tenha um local dedicado para o trabalho
O primeiro passo é destinar um ambiente da casa apenas para trabalhar. "As pessoas confundem local de trabalho com o laptop", diz Cesar Kaghofer, representante da Dale Carnegie Training no Brasil.
Ficar com o computador no colo, na sala, com a televisão ligada, conversando com alguém da família vai, na certa, prejudicar o rendimento. "Nessa situação ninguém consegue fazer nada direito", diz o especialista.
"Além de caracterizar qual é o espaço físico de trabalho, é possível separar melhor o aspecto pessoal do profissional", afirma Rodrigo Soares, líder da Hays em Campinas.

2. Tenha expediente
Pessoas ativas tendem a alongar excessivamente o período de trabalho, quando adotam o sistema home office. "Por estar em casa, o profissional acaba trabalhando mais", diz Rodrigo Soares, líder da Hays em Campinas.
Já os menos disciplinados se perdem no meio do caminho "É mais fácil fazer outra coisa não relacionada ao trabalho, tomar um café ou assistir televisão, quando se está em casa", diz Kaghofer.
Estabelecer um horário fixo é importante para regular esses aspectos."É preciso ter hora para começar e hora para terminar o trabalho", diz Kaghofer.

3. Gerencie o tempo
Evitar as pausas desnecessárias aumenta a produtividade. Para isso, de acordo com o especialista da Dale Carnegie, é essencial adotar a estratégia de "time block", numa tradução literal "bloquear o tempo". Na prática, a estratégia pressupõe atenção total no trabalho - sem olhos para interrupções. Manter o foco no trabalho, com atenção total é o que o especialista da Dale Carnegie chama de bloquear o tempo.
"Sessenta minutos de tempo bloqueado valem mais do que 20 espaços de 10 minutos", explica Kaghofer. Em outros termos, a produtividade durante uma hora com foco total no trabalho é maior do que em mais de três horas de atividades recheadas de interrupções.
Por isso, no home office, fuja de telefonemas não relacionados ao trabalho, não atenda a campainha e evite ser interrompido por membros da família durante o expediente.

4. Negocie
Para conseguir colocar em prática as três primeiras dicas, é preciso estabelecer um acordo com quem mora com você. "Teoricamente, a casa não é um local de trabalho", diz Kaghofer.
Por isso, "é preciso explicar para a família", diz Soares. Se você não mora sozinho, negociar com a família é a regra básica do home office.

5.Vá à empresa de tempos em tempos
"Se o profissional apresenta resultados ele se torna visível mesmo trabalhando em casa", diz Kaghofer. Mesmo assim, ele diz que é importante aparecer na empresa, eventualmente, e conversar com os colegas e superiores.

Fonte: exame.abril.com.br

trabalhar-casa-home-office

Vista-se adequadamente

O Você S.A  aconselha que você não se deixe enganar pela tentação de trabalhar com aquele pijamão. Tudo bem estar confortável dentro da própria casa, porém vestir-se de forma adequada ajudará no estabelecimento da separação de horário de trabalho e horário de folga. Faça a Barba, arrume o cabelo...

Cuide bem do seu tempo
Outro fator muito importante quando se trata de trabalho em casa é o gerenciamento do tempo. Perder tempo com conversas longas ao telefone que não são a respeito do trabalho durante o seu expediente podem atrapalhar muito o seu rendimento e você poderá ficar atrasada em seus afazeres.

Para evitar problemas com o tempo, organize uma escala de horário e tente respeitá-la. Quanto menos concessões você fizer a si mesma para parar de trabalhar e fazer outra coisa, mais isso se tornará um costume. E pior ainda, você pode acabar não trabalhando no horário de trabalho e tendo que compensar no seu horário de descanso ou de lazer. Então respeite seu expediente.

Também se come a carne.
É comum para quem trabalha em casa pular as refeiçőes, comer apenas um sanduíche porque o dia está apertado. É importante que se faça da refeiçăo um ritual: arrume a mesa, prepare a comida e năo mexa no computador (nem no telefone) enquanto come. Marque almoços com clientes: é a chance de socializar e ao mesmo tempo fazer uma alimentaçăo adequada.

12Maneirasdesermaisprodutivoemcasa

Seu big boss é você aproveite!
Se na empresa havia um chefe sempre por ali para controlar se a tela do seu computador mostrava o resumo semanal das novelas ou o resultado do jogo de futebol ou para contar quantas vezes vocę ia tomar um cafezinho, em sua casa vocę estará sozinho, sem ninguém para te vigiar. Mas, por incrível que pareça, quem trabalha em casa tem mais cobrança.
A tentaçăo de marcar almoços intermináveis com as amigas ou tirar uma pestana de uma tarde inteira é inevitável. Năo precisa se privar desses prazeres, afinal vocę deixou de bater cartăo e encarou a insegurança de ser autônomo justamente para ter mais liberdade. Mas organize a sua rotina de modo que essas pequenas liberdades năo prejudiquem seu fluxo de trabalho.
O mesmo cuidado é necessário com o leque de distraçőes que a internet oferece. Messias aconselha que o empreendedor dedique um tempo específico para navegar, de uma a duas horas diariamente. E ao longo da jornada restante mantenha as redes sociais e sites de entretenimento bem fechados.
O mais importante: năo deixe de viver.
Trabalhando em casa o empreendedor tem a tendęncia de achar que o trabalho năo acaba nunca. E pode até ser verdade. Mais um motivo para vocę desligar o computador e ir jantar com sua família, ter um lazer com sua familia. Por mais que vocę trabalhe, sempre ficará trabalho para o dia seguinte. É assim mesmo.



Fonte: by Empreendedor



Última atualização em Ter, 07 de Agosto de 2012 20:46
 
noticiasnossos-clientesfale-conosco

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Color Variations

light

dark