atualizado
PDF
Imprimir
E-mail
28
Jan

web-designer

Como identificar um designer profissional ou um falso webdesigner?

1 – Ele quer fazer tudo sozinho (Acúmulo de funções)
O trabalho do webdesigner não se resume a criar apenas as interfaces. Muitos deles podem desenvolver aplicações web, afinal, muito do webdesign passa por linguagens de marcação e programação. Entretanto, é importante não confundir as atribuições desses profissionais com as dos desenvolvedores web. Os webdesigners têm como maior preocupação desenvolver uma interface sólida que garanta o perfeito entendimento do conteúdo e a qualidade de navegação. Os focos são bastante diferenciados, porém nada impede ambos de acumularem as funções, desde que possuam conhecimento/cursos pra isso.
Neste longo período de experiências, tenho visto que as parcerias são a melhor solução pra atender todas as necessidades do cliente, ou seja, cada um tem o seu foco, o webdesigner fará seu trabalho, mais terá parceiros que lhe auxiliarão em outras questões, isto no caso de não ser uma agência, e ele trabalhar sozinho. Então, Cuidado com aqueles que ou querem fazer tudo sozinho, ou só fazem aquilo e pronto.

2 - Seus clientes (Portifolifo) somem em pouco tempo
Basta você analisar durante um certo período o portifolio de um webdesigner pra ter certeza se o serviço do mesmo, bem como, o suporte prestado lhe permitiu manter seus clientes. Um bom webdesigner sabe dá importância de estar a frente das novas tecnologias, linguagens e tendências da WEB e consegue convencer seus clientes de forma à atualizarem seus sites e com isso continuarem obtendo resultados satisfatórios.
Caso isto não ocorra, você perceberá que nem o próprio webdesigner perceberá que seus clientes sumindo.

3 – Ele concorda com tudo o que você fala pra poder tentar fechar o contrato
Caso o webdesigner aceitar tudo o que você disser ou fizer todas as alterações que você solicitar, sem reclamar ou contrariar, é por que ele está querendo lhe agradar e não se importa com o público-alvo. O verdadeiro objetivo do designer não é puxar saco de ninguém; é fazer algo funcional. Claro que se o cliente é o público-alvo, é outra história. Mas se atente a designers que fazem qualquer alteração que você pedir sem discordar de nada.

4 – O webdesigner é responsável pelo conteúdo do site ?
Em partes o webdesigner não é responsável por gerar o conteúdo para o seu site, mais isso não quer dizer que ele não possa criar algo pra que você possa aprovar. O Ideal é que ele indique quem faça (Parceiros), neste caso um Jornalista é a melhor opção e que de preferência o mesmo conheça as técnicas de  SEO. Fuja daqueles que lhe entregam o site, e dizem: "O site está pronto, agora só falta você me fornecer o conteúdo."

5 – O webdesigner deve se preocupar com a Otimização do seu site
Como vimos acima, os webdesigners têm como maior preocupação desenvolver uma interface sólida que garanta o perfeito entendimento do conteúdo e a qualidade de navegação, porém, um bom webdesigner deve se preocupar sim com a OTIMIZAÇÃO so seu site, lhe oferecerendo um site que possa ser otimizado e de preferência que lhe indique uma pessoa (parceiro) para fazê-lo, caso o mesmo não se proponha a fazer. Basicamente, o que o webdesigner poderia fazer, seria o uso correto de palavras chaves, descrição das páginas, e o uso de URL’s amigáveis; Isso já ajudaria bastante

6 – O webdesigner não preocupa com posicionamento do seu site nos buscadores (Google por exemplo)
Já está embutido na cabeça das pessoas, que quando alguém deseja fazer ou refazer um site é porque quer aparecer no Google e que seja nas primeiras páginas. Mais se o webdesigner não sabe como fazer isto ou diz que não vai interferir em nada ?
Em alguns casos o webdesigner simplesmente diz que o site está pronto e que você deve esperar ou então que deve fazer  campanhas no Google Adwords se quiser aparecer nas primeiras páginas. O Adwords é sim uma forma de aparecer nas primeiras páginas, mais está comprovado que o uso do SEO constante nos sites traz muitos resultados, existem várias regras de SEO à serem aplicadas no site pra poder fazer com o site possa ganhar uma boa posição no ranking dos buscadores.
Vou dar um exemplo de um caso comum que ocorre ao contratar um webdesigner pra refazer um site:
Ele não se preocupa com a mudança de URL's. Geralmente seu site antigo (vamos colocar assim), ganha com o tempo uma indexação gratuita no Google.
Veja como, digite na busca: site:www.meusite.com.br e ele lhe mostrará quantas e como as páginas estão indexadas.
Se o webdesigner não comentar com você sobre estas mudanças, fuja dele, pois você estará perdendo um grande tesouro (indexação gratuita) do Google, que sabe-se lá quanto tempo levará pra conseguir isso novamente ou se conseguirá.

7 – Você não entende o LayOut / Projeto apresentado pelo webdesigner
Uma boa parte dos webdesigners oferecem Layouts gratuitos pra aprovação, porém, criam coisas fictícias do tipo :
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.”
Ou com imagens que não tem nada a ver com negócio; Sem contar que desenvolvem apenas a página inicial do site.
Você não é obrigado a entender a idéia que o webdesigner deseja lhe passar, pois o site, ou seja, o novo site/layout deve estar com as idéias claras, mesmo que seja mostrado em poucas páginas, ou seja o webdesigner precisa perder um tempo pra entender seu negócio, o público alvo que você deseja atingir e os objetivos à serem alcançados e baseado nestas e outras informação lhe apresentar o LayOut para aprovação.

8 – O Webdesigner não oferece meios de acompanhamento do site
Se o webdesigner não lhe mostrou como você pode acompanhar o seu site é porque ele não acredita que o trabalho que foi feito lhe trará resultados e quer camuflar isso, ou então ele não quer ter mais trabalhos de manutenções/alterações posteriores, o que é perfeitamente normal, após verificar os resultados que o site está trazendo. Hoje em dia isto é feito através de uma ferramenta gratuita do Google, o Google Analytics, mais se você tiver um bom provedor de hospedagem poderá acompanhar também através do Painel de controle do seu site/domínio, digitando : www.seusite.com.br/cpanel

9 – O Webdesigner é responsável pela Divugalção do site ?
Não, seu site sozinho não fará milagres, por mais bem feito que esteja será sempre necessário utilizar-se de meios que a própria internet oferece pra divulgar ainda mais seu site, como por exemplo: Redes Socias, Email Marketing, Link building, Parcerias, etc. Mais precisamente o uso do MARKETING DIGITAL.
Um webdesigner atualizado e bem informado sabe como isto pode ser feito e lhe indicará (Parceiros) que possam fazer isto, caso ele não faça.

10 – E se o Webdesigner não tem Empresa aberta eu posso confiar ?
Este assunto é bastante discutido na WEB, mais tenho visto vários casos de clientes em que sem mais nem menos o webdesigner sumiu, ou foi trabalhar numa empresa, ou simplesmente parou de prestar serviços.
Em via de regras, procure saber quem você está contratando, e peça um Contrato. Verifique se o designer informa endereço, telefone, CPF e RG. Se você sentir-se muito inseguro, você ainda pode rodar o CPF dele para ver se existem pendências – existem empresas que fazem isto.
Outra maneira é pedir referências ao designer. Entre em contato com estas referências e pergunte o que acharam do trabalho dele. Você também pode fazer uma busca no Google pelo nome, e-mail ou outros dados pessoais dele e não se esqueça de olhar o portifolio.

Texto de: Marcelo Gomes, Gerente de Marketing Digital da Qualificando
Última atualização em Qui, 02 de Fevereiro de 2012 12:29
 
noticiasnossos-clientesfale-conosco

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Color Variations

light

dark